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Destaque

22.01.2018
Está cansado? É melhor dormir mais ou fazer um sacrifício e ir treinar?

A vida não está fácil para ninguém. Tem dias que mal temos tempo para dormir, quem dirá para malhar. Mas, quando sua agenda está lotada, o que é melhor fazer para preservar a saúde: dormir o suficiente para descansar ou encurtar o sono e partir para a academia?

 

Estudos mostram que a falta de tempo é o principal fator de abandono do treino. De 10 pessoas que frequentam a academia, seis vão parar em breve por causa de outros compromissos inadiáveis.

 

Em longo prazo você realmente vai precisar equilibrar a agenda e fazer o sono e o exercício se encaixarem para garantir uma boa saúde e vida longa. Mas, pontualmente, é melhor dormir do que acordar antes e treinar.

 

Fora que a privação de sono pode causar a síndrome de estresse crônico, que mexe na sua adrenalina, eleva a pressão arterial e, pasme, estimula a produção de substâncias que aumentam a fome e diminui aquelas que nos causam saciedade. Ou seja, a falta de sonecas cria uma tendência a comer mais e ganhar peso.

 

Dormir também é importante para praticar exercícios físicos com segurança. Quando você não fica tempo suficiente em repouso os músculos não conseguem se recuperar direito e o risco de lesão aumenta. Isso porque, durante o sono o organismo produz uma série de substâncias importantes para a construção muscular, como testosterona e GH (hormônio do crescimento).

 

 

Mas não desista da atividade física

Claro que exercícios regulares também oferecem muitos benefícios, como um sono de qualidade e melhor cognição. A atividade física também previne diabetes, hipertensão e obesidade.

 

O que os médicos e especialistas na área orientam é administrar o tempo e colocar a atividade física entre as suas prioridades.

 

Se realmente não sobrar tempo par ir à academia, não se desespere. O corpo não se importa com o local em que o exercício está sendo feito. Então, invista em atividades físicas que caibam na rotina. Você pode deixar o carro em casa e ir ao mercado caminhando; trocar o elevador pela escada; ir trabalhar de bike; e até se policiar para, quando for usar o celular, levantar da cadeira e dar uma volta.

 

Sair do sedentarismo vai ajudar a melhorar sua saúde. Se movimentar apenas 30 minutos por dia tem impacto positivo no organismo e reduz o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo.

 

 

Fonte: Hospital Sírio Libanês. Disponível em: <https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Está-cansado-É-melhor-dormir-mais-ou-fazer-um-sacrifício-e-ir-treinar.aspx> Acessado em Janeiro de 2018.


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