Telefone Clínica Ana Carolina
sac@clinicaanacarolina.com.br
(49) 3221 9000
Instagram Clínica Ana Carolina Facebook Clínica Ana Carolina

Destaque

10.02.2018
Ansiedade, você tem?

Ansiedade exagerada é doença. Conheça as formas de tratamento.

 

Quem nunca se sentiu tenso ou muito agitado por conta de um evento importante? Este é um sinal típico de ansiedade — sensação de expectativa que é benéfica quando nos estimula a ficar espertos para entrar em ação. No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva, ela pode se transformar em doença.

 

Informações recentes divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com a maior taxa de prevalência de transtorno de ansiedade no mundo. Estima-se que 9,3% dos brasileiros sofram desse problema, enquanto que a média mundial é de 3,6%.

 

 

Quando a ansiedade vira um transtorno?

A ansiedade se torna um transtorno patológico quando passa a ser tão intensa que impede a realização de tarefas cotidianas.

 

Alguns outros possíveis sinais de transtorno de ansiedade são:

 

  • Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer.
  • Preocupações exageradas com saúde (hipocondria), dinheiro, família ou trabalho.
  • Falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente de sua vontade.
  • Pavor depois de uma situação muito difícil, como assalto ou acidente.

 

Como a ansiedade é uma sensação que nos prepara para a ação, ela também pode causar alguns efeitos físicos decorrentes da descarga de adrenalina no organismo, por exemplo:

  • Aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia).
  • Suor em excesso (sudorese).
  • Tremores.
  • Tensão muscular.
  • Aumento das secreções urinárias e fecais.
  • Dor de cabeça.

 

Quem pode ter transtorno de ansiedade?

O transtorno de ansiedade pode afetar crianças e adultos, mas na maioria das vezes se desenvolve na faixa etária dos 20 aos 24 anos, sendo que na terceira idade é menos comum. A mudança de fatores biológicos, psicológicos e sociais comuns na juventude contribui para que o transtorno de ansiedade se desenvolva principalmente nessa fase da vida.

 

Como tratar o transtorno de ansiedade?

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade.  O tempo de tratamento e os remédios usados contra o transtorno de ansiedade devem ser estabelecidos pelo médico, sobretudo, porque alguns medicamentos benzodiazepínicos (conhecidos como tarjas pretas) podem causar dependência, depressão e prejuízos na memória a curto prazo, quando utilizados de forma descontrolada.

 

Existem diversas práticas que podem ajudar na prevenção e no tratamento desse transtorno. Entre elas,  yoga, meditação e técnicas corporal e de relaxamento, por exemplo.

 

 

Fonte: Hospital Sírio Libanês. Disponível em: <https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/ansiedade-exagerada-doenca-formas-tratamento.aspx> Acessado em: Fevereiro de 2018.


Rua Mal. Deodoro, 856
Bairro Centro
Lages - SC
CEP 88501-001
Telefone (49) 3224 6000

contato@clinicaanacarolina.com.br
Green TI