Telefone Clínica Ana Carolina
sac@clinicaanacarolina.com.br
(49) 3221 9000
Instagram Clínica Ana Carolina Facebook Clínica Ana Carolina

Informações

18.03.2018
Aprenda a deixar sua casa mais segura

Em 2015, o Ministério da Saúde registrou apenas na rede pública a morte de 557 crianças e 1.500 idosos vítimas de acidentes domésticos no país. Para os pequenos, o principal risco é o afogamento. No caso dos mais velhos, é a queda. A maioria das ocorrências poderiam ter sido evitadas com medidas preventivas, segundo especialistas.

 

Além do olhar atento, os pais não podem abrir mão de colocar redes nas janelas, cercar piscinas, limitar o acesso à escada e à cozinha e guardar produtos de limpeza no alto.

 

O crescimento da população idosa, outro grupo de risco, aumenta a preocupação com a ocorrência de mais acidentes domésticos.

 

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2015 o país tinha cerca de 16 milhões de idosos. Mas a estimativa é que em 2060 o número chegue a 56 milhões. E, segundo números do Sistema Único de Saúde, 75% das lesões traumáticas em idosos acontecem dentro de casa.

 

O motivo é que geralmente o idoso perde reflexos e força muscular, aumentando chances de tropeços e escorregões. Como os ossos estão mais fracos, fraturas e hematomas, inclusive cerebrais, são mais graves do que nos mais jovens.

 

As quedas, acidentes mais comuns nessa fase da vida, costumam fraturar o colo do fêmur, joelho, coluna, quadril e bacia, e acontecem principalmente no banheiro, na cozinha e em escadas.  Jovens e adultos também não estão livres de riscos.

 

 

Observa-se também se há vazamento de água ou rachaduras, se o gás encanado está bem instalado e se a piscina tem proteção, além da qualidade de janelas, portas e pisos. A prevenção começa antes mesmo de a família entrar no imóvel.

 

 

Fonte: Folha. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/morar/2018/03/1960993-aprenda-a-deixar-sua-casa-mais-segura.shtml> Acesso em: Março de 2018.

 


Rua Mal. Deodoro, 856
Bairro Centro
Lages - SC
CEP 88501-001
Telefone (49) 3224 6000

contato@clinicaanacarolina.com.br
Green TI