Telefone Clínica Ana Carolina
sac@clinicaanacarolina.com.br
(49) 3221 9000
Instagram Clínica Ana Carolina Facebook Clínica Ana Carolina

Informações

18.12.2019
Cuidado com o frango no Natal

Ave costuma ser a origem de bactérias causadores de surtos de intoxicação

Nas tradicionais reuniões familiares e de confraternização de fim de ano, além das bebidas, são consumidos alimentos especialmente preparados para a festa.

 

Em tempos de dificuldade econômica e aumento no custo das carnes, o frango surge como uma boa opção.

 

Entretanto, são necessários cuidados básicos. Na revista Epidemiology & Infection, o epidemiologista S. J. Chai e colaboradores da divisão de doenças transmitidas por alimentos do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA) lembram que o frango é o mais frequente alimento, nos EUA, onde foram identificadas bactérias responsáveis por surtos de intoxicação alimentar.

 

De 1998 a 2012, dos 1.114 surtos de intoxicação alimentar provocados por aves, 25% foram associados a contaminação por Salmonella enterica e Clostridium perfringens.

 

As causas do contágio foram erros no manuseio dos alimentos (em 64% dos casos) e cozimento inadequado (53%). As más práticas ocorrerem em 37% dos casos com origem em restaurantes e 25% nas residências.

 

Apesar disso, a tendência mundial é o consumo de aves aumentar mais do que outros tipos de carne. Os autores sugerem lavar as mãos com água morna e sabão, por 20 segundos, antes e depois de manusear frango cru.

 

Culinaristas e chefs da TV podem aproveitar a chance para chamar a atenção do público para melhorar a higiene das mãos e evitar uma encrenca bem nessa época de festas.


Rua Mal. Deodoro, 856
Bairro Centro
Lages - SC
CEP 88501-001

contato@clinicaanacarolina.com.br
Green TI