Informações

10.07.2020
As pandemias de Aids e de Covid-19

Termina hoje a 23ª Conferência Internacional sobre Aids, instalada dia 6 e realizada de forma virtual em decorrência da pandemia pelo novo coronavírus.

Aids e Covid-19 têm em comum o fato de, inicialmente, a disseminação das duas doenças por todo o globo ter ocorrido quando o agente etiológico delas era desconhecido.

O vírus da Covid-19, entretanto, foi rapidamente identificado e medidas sanitárias para sua contenção foram rapidamente estabelecidas.

Um significativo avanço científico sobre o novo coronavirus é a probabilidade de nos próximos meses estar à disposição da população uma vacina.

Diferentemente da pandemia atual pela Covid-19, há quase quarenta anos, em 1981, surgia o primeiro paciente portador de Aids nos Estados Unidos.

Considerada doença de causa desconhecida e com expectativa de vida de poucos meses, trouxe pânico à população e marginalização implacável aos primeiros doentes.

Foi somente em 1984 que o francês Luc Montagnier e o americano Robert Gallo, de forma independente, descobriram que o HIV (vírus da imunodeficiência humana) era o agente causador da doença comentam, em artigo sobre a epidemia do HIV/Aids, Anthony S. Fauci e H. Clifford Lane, respectivamente diretor e médico do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos.

Poucos anos depois, 1987 marca o início da série de descobertas dos medicamentos, inicialmente com a zidovudina, seguida depois com a terapia antirretroviral e inibidores da protease.

Para a Aids, uma vacina ainda não estará disponível por um longo tempo. Mas há vários métodos para a sua prevenção e tratamento.

Atualmente, explicou Fauci em uma das sessões da 20ª Conferência Internacional Virtual sobre Aids, a profilaxia pré-exposição à Aids (PrEP) reduz o risco de contrair o HIV em cerca de 99%.

A prevenção pode ser efetuada com a droga cabotegravir, injetada a cada oito semanas ou com a droga oral Truvada, tomada diariamente sob a forma de comprimidos.

Fonte: Folha. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/julioabramczyk/2020/07/as-pandemias-de-aids-e-de-covid-19.shtml; Acessado em Julho de 2020.

location_on   Rua Mal. Deodoro, 856 | Bairro Centro | Lages - SC - CEP 88501-001

local_phone   Telefone: 3221-9000

email   contato@clinicaanacarolina.com.br